Pesquisar neste blogue

Páginas

sábado, março 12

Censos 2011

Olá, nesta mensagem vou falar sobre os censos 2011. Primeiro vou explicar o que é um censo e depois como e quando irão decorre os censos.
Os censos ou recenseamentos são operações de contagem da população que possibilitam avaliar a situação demográfica e planear o futuro. Os censos terão início no dia 21 de março e terão fim no dia 10 de abril. Todas as habitações serão contactados pelos recenseadores do INE (Instituto Nacional de Estatística). Estes identificar-se-ão e percorrerão o país para entregar o questionário em papel e os códigos necessários para a resposta pela Internet.
Nota:Portugal agora também já pode responder pela Internet, é fácil, cómodo e seguro. O site para responder ao questionário pela Internet é www.censos2011.ine.pt




Novo Nome do Blog

Olá, não sei se já repararam ou não, mas o blog tem um nome diferente. No fundo o nome é o mesmo, apenas numa língua diferente, está em Georgiano.

sexta-feira, março 11

Sismo e Tsunami no Japão


Olá, como já devem saber, o Japão hoje foi abalado por um sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter e um tsunami. Abaixo encontrará uma notícia da euronews.


«A polícia fala já em quase 300 mortos e cerca de 350 desaparecidos. O maior sismo de sempre no Japão, com uma magnitude de 8,9 na escala de Richter, provocou vagas gigantes ao longo das zonas costeiras no nordeste do país. Uma muralha de água fustigou a província de Miyagi, a zona mais afetada.

As forças policiais anunciaram a descoberta de 200 a 300 corpos numa praia em Sendai, a principal cidade desta província. Até agora, as autoridades apontavam para cerca de 60 vítimas no nordeste do país. Há dezenas de desaparecidos.

Um comboio que terá sido levado pela vaga de dez metros quando circulava entre as cidades de Sendai e Ishinomaki. Em Sendai, onde vive um milhão de pessoas. Segundo as autoridades, 1200 casas terão ficado cobertas pelas águas.

Na cidade portuária de Ofunato, há cerca de 40 desaparecidos, nomeadamente 20 estudantes de um colégio. A cidade de Fukushima também foi atingida por ondas de sete metros.
 
O epicentro do sismo localizou-se no Oceano  Pacífico, a 130 quilómetros a leste de Sendai, ao largo da ilha de Honshu, e a 370 quilómetros de Tóquio, desencadeando alertas de tsunami em toda a bacia do Pacífico, com excepção dos Estados Unidos e do Canadá. Filipinas, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, México ou Colômbia são alguns dos países que ficaram em estado de alerta.
 
O perigo parece já ter passado nas ilhas Curilas, na Rússia, assim como na ilha Formosa e na Indonésia.

Regressando ao Japão, todos os portos foram encerrados, depois de nem os barcos terem escapado à fúria das águas.

Um navio com uma centena de pessoas a bordo  foi arrastado pelo tsunami, de acordo com a polícia de Miyagi.

O primeiro-ministro japonês Naoto Kan falou em “danos consideráveis“ e anunciou o envio de militares, helicópteros e navios para a província de Miyagi.

O Japão está em cima de quatro placas tectónicas e sofre anualmente vinte por cento dos sismos mais fortes registados no mundo. Há apenas dois dias, o Japão foi abalado por um outro sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, mas não causou estragos significativos.»



Fonte:http://pt.euronews.net/

terça-feira, março 8

500 Visitas

Olá! Tenho uma super novidade,... finalmente o blog chegou às 500 visitas. Que alegria! 

Dia Internacional da Mulher

Olá, como já devem saber hoje é o Dia Internacional da Mulher e num breve texto, vou explicar como e porquê este dia existe.

«No dia 8 de março , do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo. Com isto, pretendia-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.»
Fonte: web

Deixo-vos aqui um vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher. Espero que gostem.